segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Sobre a Felicidade

Nada me incomoda mais do que este marketing em torno da felicidade. A mídia vende que a felicidade se compra com roupas caras, com uma boa forma física e sendo amado por todos. Balela.

Primeiramente, a felicidade é uma utopia. NINGUÉM é 100% feliz. Isso porque as pessoas tendem a buscar sempre a comparação. Poucos (ou talvez ninguém) conseguem compreender que não existem pessoas melhores ou piores, apenas diferentes entre si. Por isso elas tendem a se sentirem inferiores (e por isso não gostarem de si mesmas), ou a se sentirem superiores (e serem detestadas pelos outros).

Em segundo lugar, as pessoas se prendem muito facilmente a sentimentos, e por isso se tornam frágeis a possíveis desilusões. Eu mesmo talvez me prenda a um sentimento ou outro às vezes, mas não me torno escravo dele. Não vivo pelo sentimento que eu sinto, eles é que não conseguem viver sem mim.

Além disso, quem disse que felicidade não se compra morreu antes de inventarem o dinheiro.

"Provavelmente isso não te faz feliz"

Dinheiro é fundamental, você não pode ser feliz passando fome. Mas há pessoas que colocam isso acima de tudo e por isso acabam deixando de lado coisas boas da vida. Sem falar das pessoas que acreditam que a beleza é fundamental ou que colocam alguém como a base para a felicidade dela. E não falta gente desse tipo por aí...

Conheço pessoas que se tornaram extremamente dependentes de outras. NINGUÉM é insubstituível. Você pode perder um amigo, mas logo aparecerá outro. Essa é a vida, não importa em quantos pedaços seus sentimentos foram partidos, o mundo não irá parar para que você os concertem.

Fazer tempestades em copo d'água, se irritar por coisas fúteis e efêmeras... Nada disso importa realmente. O problema está em como encarar as circunstâncias que aparecerem. Chorar não irá arrumar a bagunça que foi feita. Existe um ditado chinês em que diz "se você possui um problema e ele tem solução, não se preocupe, pois ele tem solução; se você possui um problema e ele não tem solução, não se preocupe, pois ele não tem solução". É simples assim.

Um dos maiores problemas que enfrento é que as pessoas me julgam alguém infeliz. As pessoas se baseiam muito na crença de que você só é feliz se ama e é amado. O problema é que isso não existe.

Felicidade para mim é você estar bem nos principais aspectos. Ter alguém para conversar, ter uma boa saúde e não se preocupar com as contas no final do mês. Não tenho o sonho de uma casa de praia, uma esposa maravilhosamente linda e um cachorro correndo pela beira da praia ao pôr-do-sol. Mas se tudo isso vier, também não vou reclamar. O negócio é aproveitar todos os momentos e lugares, não importando quais sejam.

Um dia feliz para mim é um dia sem dor de cabeça. É um dia em que acordei ouvindo um "bom dia" e a mulher da cantina sorriu para mim ao entregar o lanche. É quando dizem "obrigado" por eu segurar a porta do elevador para a pessoa. Não vejo um dia feliz como um dia especial, em que salvei a vida de alguém ou tirei aquela nota máxima naquela prova difícil. Se não aconteceu nada de ruim comigo, se deitei na minha cama ao final de um dia simples, mas sem complicações, talvez não seja um dia feliz, mas é o mais perto que consigo chegar e fico o suficientemente satisfeito por isso.

Tenho grandes ambições na vida. Grandes MESMO. E a cada degrau que subo rumo aos meus sonhos, me aproximo cada vez mais da felicidade. Nunca irei chegar até ela, mas tentarei me aproximar cada vez mais, rumo ao infinito, em uma jornada que nunca terá fim. E por mais que não seja 100% feliz (ninguém é!), serão os momentos em que mais me aproximarei dessa utopia. Talvez um dia as pessoas sejam realmente felizes, quando descobrirem que a felicidade não é uma equação, e que as pessoas são uma igualdade. A fórmula é simples, o problema é que as pessoas demoram a descobrir que o "x" dela são elas mesmas...

Um comentário:

Unknown disse...

Yuri :)
esse eu acho que é o texto que mais gosto, dos que tu fizeste. É realmente bom, tudo faz sentido, ainda mais a parte de que ninguém é 100% feliz, e que quando as pessoas pararem de se comparar isso vai mudar, e é mesmo.
=*